1/22/2013

Pasta? Pesto!!!

O pesto é um molho bastante simples e que se faz com todos os ingredientes crus. 
É dos pratos principais mais saborosos, simples e rápidos que conheço, é super completo e está carregadinho de nutrientes, vitaminas e proteínas (devido aos frutos secos).
E também é versátil:

pode juntar-se à massa, colocar em tostas ou bruschettas, juntar a vegetais para ir ao forno... só pecisam de imaginação.

Sempre que encontro manjericão fresquinho não resisto... E se não gastar o pesto todo, guardo para uma próxima, no frigorífico ou no congelador.

No verão plantamos o nosso próprio manjericão, dá-se lindamente no exterior e sabe mesmo bem o ritual de plantar, cuidar, colher :-)

O que precisam para o pesto (esta quantidade dá para esparguete para 4 pessoas):

60g de mangericão
um punhado de pinhões
um punhado de nozes (se não gostarem, dupliquem a quantidade de pinhões e vice-versa)
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
250ml de azeite
parmesão ralado (eu ponho só no fim, a polvilhar a massa)

A receita original diz para esmagar estes ingredientes num almofariz. Eu sou apologista de que devemos aderir à tecnologia e uso o liquidificador - Havia de ser bonito estar tempos infinitos a esmagar isto tudo com a Bel agarrada às minhas pernas :-)

♥ 1- Põe-se os alhos e um pouco do azeite no liquidificador e passa-se muito bem.
♥ 2- Junta-se os restantes ingredientes e tritura-se até ficar com uma textura que vos agrade (eu gosto de sentir o crocante dos frutos secos, mas há quem goste do molho mais cremoso)
♥ 3- Rectificam-se os temperos
♥ 4-Por esta altura, se forem como eu, já estão a salivar e a provar colheradas de pesto, mas esperem... Falta o esparguete!
♥ 5-Mistura-se com o esparguete (al dente é melhor, 7 minutos em água a ferver e está pronto), polvilha-se com o parmesão (opcional) e já está!


Dificil é parar de comer! :-)





Luzes
câmara..
Acção!




1 comentário: